27.12.06

PMN VAI ASSUMIR HOSPITAL REGIONAL

O Governador Eleito, Dr. André Puccinelli, convidou o Coronel Médico WALMIR DOS SANTOS, ex-candidato a deputado federal, pelo Partido da Mobilização Nacional, para assumir a direção do Hospital Regional em Campo Grande.
Esta é a primeira vez que um integrante do PMN tem a real oportunidade de representar a agremiação em cargo de ponta do governo do Estado e de grande representatividade para o partido no Estado de Mato Grosso do Sul.
O convite foi feito por telefone, já que o Coronel Walmir encontra-se em viagem ao Rio de Janeiro. Os detalhes deverão ser acertados nos próximos dias, assim que estiver de retorno a capital do Estado.
Segundo o Coronel Walmir, que já dirigiu o Hospital Geral (HG) em Campo Grande, a primeira ação a fazer na direção do Hospital Regional é avaliar a atual situação da instituição para só depois iniciar as mudanças necessárias e que não tomará nenhuma atitude isolada, mas, será montada uma equipe para administrar a nova gestão hospitalar.


Passagem Rápida pelas páginas da Vida do Dr. Walmir


- Nascido em Amambai, no Barigui.
- Soldado e cabo - 11º. RC - Ponta Porã /MS - 1960 a 1961
- Sargento ESA- Três Corações - MG/EsCOM-RJ - 1964
- Médico Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - 1973
- Médico da Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS - 1975 a 1976
- 1º. Ten. Médico - Dir. Hospital Bonfim /RR - 1976 a 1977
- Capitão - Chefe da Seção e Saúde do Colégio Militar do RJ – 1978 a 1983
- Especialização em Organização e Administração Hospitalar - UERJ-RJ - 1982
- Major - Chefe da Clínica de Pediatria e Policlínica Militar do Rio de Janeiro-RJ - 1983 a 1988
- Assistente do diretor do Hospital Central do Exército do Rio de Janeiro - 1989 a 1994
- Coronel Médico - Diretor do Hospital Geral de Campo Grande MS - 1994 a 1998
- Título de Cidadão Campo-Grandense - 1998
- Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército ECEME-RJ - 1999
(preparação para o generalato)
- Assistente do Diretor de Saúde do Exército- DF - 2000 a 2001
- Superintendente da GEAP-DF em 2001
- Secretário Municipal de Saúde - Terenos-MS 2006
- Título de Cidadão Terenense – 2006

REALIZAÇÕES

Trabalho Humano e de qualidade
Durante 1 ano e 3 meses em que foi secretario de saúde de Terenos, o Dr. Walmir manteve uma rotina de trabalho que o tornou admirado e respeitado por todos.
Chegava cedo todos os dias. Cumprimentava os que aguardavam atendimento e encaminhava ele mesmo os casos mais urgentes. Garantia atenção médica rápida para os pacientes da zona rural, por entender que a demora aumentava o sofrimento deles.
Era comum ele mesmo ligar para os hospitais em Campo Grande para garantir atendimento a pacientes terenenses, quando a internação era necessária.
A porta de sua sala estava sempre aberta. Recebia todos com carinho e consideração. O comportamento humano e gentil do Dr. Walmir é uma marca registrada nos seus mais de 30 anos como médico, dos quais 4 anos como diretor do Hospital Geral de Campo Grande, onde promoveu uma verdadeira revolução administrativa, sendo que a mais importante delas foi justamente na maneira de atender os pacientes.

Revolução administrativa

Quando assumiu a direção o Hospital Geral de Campo Grande, o maior e mais importante das Forças Armadas em todo o Oeste do País, o Coronel Walmir reformou todo o hospital; construiu e equipou o setor de fisioterapia, com piscina para exercícios; construiu e equipou uma clinica de ortodontia e odonto-pediatria; construiu uma maternidade com sala de parto, uma clinica cirúrgica, um salão de conferência, para abrigar dezenas de cursos nacionais na área de saúde, além de infra-estrutura física para o pessoal técnico e militar e também o arquivo de documentação.

Paciente não tem patente

A grande revolução do Dr Walmir foi na maneira como ele e toda sua equipe passaram a tratar os doentes. Primeiro, ele acabou com a enfermaria e no lugar construiu apartamentos. O objetivo foi personalizar o atendimento aos pacientes, fossem eles generais ou simples soldados, garantindo a presença de acompanhantes e uma recuperação mais rápida de todos. O Dr. Walmir é da opinião de que a doença e a dor não têm hierarquia, machuca a todos, indistintamente.
Durante os anos em que dirigiu o HG, o Dr. Walmir tinha uma rotina: visitava todos os pacientes diariamente para saber do estado de cada um deles. E ao ver a ficha médica deles, podia avaliar também o trabalho dos seus médicos.
Os pacientes militares que vinham de outras cidades e outros estados, eram convidados a visitá-lo em sua sala. Recebia a todos com atenção e consideração. E antes de voltarem para suas bases, passavam de volta na sala do Dr. Walmir “para um cafezinho de despedida”. Era a maneira carinhosa e gentil dele pesquisar a qualidade do atendimento e dos serviços do hospital que dirigia. Resultado: em vez de ficar apenas 2 anos na direção do hospital, o comando do Exército pediu que o Dr. Walmir ficasse 4 anos.

Nenhum comentário: